top of page
  • Facebook
  • Instagram
Marcos Cohen

Clarineta/Clarone

Marcos Cohen

Clarinetista | Compositor | Arranjador | Pesquisador | Camerista

Marcos Cohen é Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, tendo concluído o Mestrado em Clarineta e Composição na Universidade do Missouri (EUA) e o Bacharelado em Clarineta na Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Marcos foi membro da Amazônia Jazz Band e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, ambas em Belém, com as quais participou de diversas gravações pelo Selo Uirapuru da Secretaria de Cultura do Estado do Pará. É fundador do Arcortrio e do Quinteto Baru, tendo participado também da criação e gestão da Sociedade de Concertos de Brasília - SCB. Participou do Quinteto Brasília em turnê pela Itália em 2018, durante as comemorações e homenagens aos 75 anos de criação da Força Expedicionária Brasileira - FEB; atualmente integra o Classica Trio, o Trio Zona de Conforto, o Quinteto Royal, o Tehoka Quinteto de Clarinetas e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Como docente, Marcos Cohen trabalhou no Instituto Estadual Carlos Gomes, no Seminário Batista Equatorial, na Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará, na Universidade do Estado do Pará, junto ao Bacharelado em Música da Fundação Carlos Gomes e na Escola de Música de Brasília, tendo sido, ainda, coordenador do departamento de sopros da Fundação Amazônica de Música, instituto criado e financiado pela Valle do Rio Doce. Desde 2019 é Professor de Composição e Arranjo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Além disso, Marcos coordenou as três edições do Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém, entre os anos de 2016 e 2018.

Dentre os trabalhos realizados por Marcos, incluindo suas participações como compositor, destacam-se os CDs Arcortrio - Música Brasileira para Clarineta, Violino e Piano, Cordão de Azulão, Brincadeira a Cinco, do Quinteto Brasília, e Oboé Brasileiro, de José Medeiros. As obras de Marcos Cohen têm sido apresentadas no Brasil e em outros países por artistas e grupos como Wilthon Matos, Leo Saguiguit, Duo Quirirú, Duo Arraes-Moyer e Trio Constrastes.

Recebeu as seguintes premiações: Músico do Ano 2000 - Assembleia Legislativa do Pará; University of Missouri Showcase, 2002; Charles Emmons Award, 2003; Concurso Nacional de Composição Coral Waldemar Henrique, 2005 - 1o. lugar; Bolsa de Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará, 2005; Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música - FUNARTE, 2013; Walter Boeykens Clarinet Festival Competition, 2016 - 2o. lugar; Concurso Nacional de Composição Clássica - FUNARTE, 2016.

Atualmente é clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e professor de composição e arranjo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará - EMUFPA.

Marcos Cohen é artista Royal Global, e tem se apresentado no Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Itália, República Tcheca, Croácia, Coreia do Sul e China.

Links:
💿 CD's:
🌐 Website:
🎬 YouTube:
✉ E-mail: marcosjacobcohen@yahoo.com.br

AMUS - OSTNCS logo

© 2022 AMUS - Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Telefone: +55 (61) 92004-3617

E-mail: amus.ostn@gmail.com

@criado pela associada Larissa Mattos

bottom of page