Larissa Mattos

Violoncelista | Professora | Arranjadora | Camerista | Recitalista
Nascida em Belo Horizonte, Larissa Mattos possui Mestrado em Performance, Bacharelado em Violoncelo e cursou bacharelado em composição musical (sem concluir) todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, como única bolsista do Global Leaders Program, possui Especialização em Community Leadership, Teaching Artistry e Social Entrepreneurship e, como bolsista do Ministero Degli Affari Esteri italiano, especializou-se em Performance com o violoncelista Antonio Mostacci no Conservatório Giovanni Battista Martini em Bolonha.
Larissa participou de 20 Festivais e Encontros de Música no Brasil e exterior onde foram oferecidas bolsas de estudos das seguintes universidades:
• Louisiana State University
• Manhattan School of Music
• Penn state University (infelizmente não pôde usufruir dos prêmios.)
Fez diversas aulas com violoncelistas renomados como Natália Gutman, Romain Garioud, Enrico Dindo, Mario Brunello, Márcio Carneiro, Bernhard Loercher, Dennis Parker, Cláudio Jaffé, Elise Pittenger, Leonhard Bartussek, Andreas Grünkorn, entre outros.
Venceu cinco competições e concursos nacionais e três internacionais, destacando-se:
• YouTube Symphony Orchestra, onde pôde se apresentar no Carnegie Hall em New York sob a regência de Michael Tilson Thomas em 2009.
• Orchestra of the Americas (YOA), se apresentando na turnê de 2014 pelo Caribe nos países: República Dominicana, Jamaica e Haiti; e
• Global Leaders Program, onde foi agraciada com uma bolsa de estudos integral para sua segunda Especialização em 2018.
Atuou como:
• Professora Substituta de Violoncelo e Estruturação Musical da Universidade de Brasília (UnB) de 2017 a 2019.
• Professora de violoncelo do Instituto Baccarelli em São Paulo de 2014 a 2017.
• Professora e arranjadora do Neojibá atuando diretamente com a Orquestra de Cordas de Trancoso de 2011 a 2013.
• Como voluntária, lecionou música no Haiti, República Dominicana, Jamaica, Chile e Washington D.C entre 2010 e 2019.
• Ministrou Master Classes no Palácio das Artes e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte e palestrou sobre o Ensino Coletivo de Violoncelo no II Encontro de Cordas da UFMG entre 2021 e 2025.
Larissa também atuou como recitalista e camerista com importantes intérpretes e com grupos sinfônicos em diversas salas na Itália e Brasil, destacando-se:
• Sua apresentação no Castelo Rocca Calascio com a presença dos descendentes da Família Real Italiana em Abruzzo, Itália em 2010.
• Seu trabalho com o Duo Chordata, entre 2016 e 2018, que deu origem ao seu livro com tema inédito intitulado "Duos para viola e violoncelo" publicado pela Paco Editorial. O Duo Chordata conquistou o 3º lugar na categoria “Destaque - Música Erudita” no Edital do BNDES Cultural - 2017 e foi responsável por 5 estreias mundiais e 12 estreias nacionais e por estimular novas criações para essa formação, com obras dedicadas por: Liduino Pitombeira, Marco Padilha, Ronaldo Cadeu (Brasil), Holmer Becker (Alemanha), Derek Ball (Irlanda) e Peter Schuback (Suécia).
Como solista destacam-se:
• A estreia nacional do concerto para violoncelo e orquestra, “Rancor and Triumph”, da compositora americana Jessica T. Carter perante à Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro em 2023.
• A estreia nacional da obra 'Cantoria Concertante' de Marlos Nobre, com a presença do compositor sob a regência de Alex Klein no Festival de Música de Santa Catarina em 2012.
• 'Variações em um tema Rococó' de P. Tchaikovisky frente a Orquestra Sinfônica a Universidade Federal de Minas Gerais em 2011.
• “Tre Fantasie” para violoncelo solista e grupo de violoncelos sob a regência do compositor, Diego Conti, no Palazzio dei Pio em Carpi, Itália, em 2010.
• A estréia mundial da Obra “Polvere” de Franck Krawczyk sob direção do compositor em Milão em 2010.
Foi solista e 1º cello do Bologna Cello Project e da Orquestra do Conservatório de Bolonha. Foi concertino da Orquestra Filarmônica de Goiás de 2013 a 2014 sob a regência de Neil Thomson, chefe de naipe da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Minas Gerais de 2007 a 2010, e como convidada, atuou junto ao Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Estadual de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, Orquestra de UniNorte - Paraguai, entre outras. Em 2014 passou em 1o lugar no concurso público para a Universidade Federal de Rio Branco e foi selecionada no concurso público para integrar a OSTNCS em Brasília.
Teve arranjos didáticos encomendados por grandes líderes de projetos sociais ao redor do mundo como:
Tom Zelle (YOURS Project em Chicago), Richard Young (BATUTA na Colômbia e Esperanza Azteca no México); Jorge Risi (Projeto Sonantes no Uruguai); David Evenchick (Suzuki Association of the Americas).
Compôs trilhas sonoras para teatros e para o documentário longa-metragem "Eu, é Geraldo", colaborou com músicos populares e tem vasta experiência com musicais e teatro, destacando-se: Grupo Girau, vencedor de três prêmios no Festival Nacional da Canção de Boa Esperança e autor do espetáculo “Evoé – Música para ser vista” - vencedor do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.
Atualmente é Violoncelista do Quarteto Distrital, do Brasiliana Cello Quarteto e Solista Associada do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília.
Links
🌐 Website: https://chordataduo.wixsite.com/violacello
🎬 YouTube: https://www.youtube.com/user/LarissaFMattos
📸 Instagram: @quartetodistrital
📚 Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/5999330140293148
✉ larissacello@gmail.com
📞 Tel: +55 (61) 99417-4879
VIOLONCELO


